top of page

ENERGIAS RENOVÁVEIS

O trabalho com energias renováveis teve início na Escola Milton Santos em 2002, quando pesquisadores do Grupo de Cooperação do Campus de Terrassa-GCCT, da Catalúnia, Espanha, que estavam trabalhando na COPAVI num secador solar de frutas, fizeram uma visita à escola, onde implementaram alguns equipamentos simples. Em 2004, após nova visita do GCCT, um integrante do coletivo da escola foi convidado a fazer um treinamento na Espanha, passando 9 meses em atividades de capacitação. O grupo retornou novamente em 2005, e uma parceria foi firmada para a capacitação de outro membro do coletivo, o técnico em agroecologia Sidnei Apolinário, que, juntamente com integrantes de outras escolas da Via Campesina, participou de um curso em regime de alternância no Paraguai, entre 2006 e 2007, no Centro de Engenharia e Desenvolvimento em Energias Renováveis-CEDSOL. Nos Cursos Técnicos em Agroecologia, há unidade didática "Energias Renováveis", com aulas teórico-práticas.

 

Estão em funcionamento hoje na escola os seguintes equipamentos e bioconstruções:

Aquecedor solar

 

Equipamento para aquecimento da água. Um conjunto  foi reinstalado no banheiro coletivo, reformado recentemente. Na lavanderia coletiva e na sala de ordenha foram instalados vários conjuntos feitos com materiais alternativos, como garrafas pet e embalagens de leite.

Cozinha solar

 

Consiste numa panela em que se podem cozer alimentos por meio da energia solar. As mais recentes foram confeccionadas com materiais alternativos, como papelão e madeira.

 

Banheiro Seco

Trata-se de um banheiro ecológico em que os dejetos  não são misturados à água potável, mas sim a materiais secos (aparas de grama, palhadas, etc.), resultando na compostagem do material, que se torna assim livre de patógenos e um excelente fertilizante.

Aquecimento de água no fogão a lenha

 

O aquecimento de água é feito por meio de serpentina, adaptada ao fogão à lenha da cozinha coletiva. Desta maneira se dispões de água quente para lavar a louça sem custo energético adicional.

Biodigestor

 

Equipamento usado para a produção de biogás (cerca de 75% de dióxido de carbono e 25% de gás metano), em que bactérias digerem matéria orgânica (neste caso, esterco bovino) em condições anaeróbicas. No Curso Técnico em Agroecologia, os educandos realizam práticas de construção de um protótipo com tambor plástico.

Painel fotovoltaico

 

Aproveitamento de energia solar para geração de energia elétrica; muito utilizado quando não havia rede elétrica para os moradores permanentes na área da produção.

Desidratador solar de plantas medicinais e frutas

 

Para produção de frutas secas/passas e secagem de plantas medicinais. Atualmente, necessita reforma.

Cisterna

 

Para aproveitamento da água da chuva, recolhida por meio de calhas em todos os barracões. São 2 cisternas, que atualmente necessitam de reparos.

Círculo de bananeiras

 

Para tratamento de água cinza nos banheiros coletivos, lavanderia, e horta (local de limpeza das verduras).

Mais informações em nossa Biblioteca Virtual

bottom of page