top of page
Energias renováveis

​​
 

Jornada de Agroecologia

​​
Em breve.

 

A agroecologia é uma construção recente que ganha maior projeção a partir dos anos de 1980, portanto, sua definição ainda não está consolidada. Ela constitui, em resumo, um conjunto de conhecimentos sistematizados, técnicas e saberes dos povos originários e camponeses “[...] que incorporam princípios ecológicos e valores culturais às práticas agrícolas que, com o tempo, foram desecologizadas e desculturalizadas pela capitalização e tecnificação da agricultura” (LEFF, 2002, p. 42). Diferentemente das diversas modalidades de agricultura alternativa, a agroecologia se insere em propostas de ações sociais coletivas que buscam superar o modelo do agronegócio, apontando, assim, para processos de organização social que se orientam pela luta política e transformação social (GUHUR; TONÁ, 2011).

 

 

________________________

Referências

GUHUR, Dominique M. P.; TONÁ, Nilciney. Agroecologia. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: EPSJV, Expressão Popular, 2012.

LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 36-51, jan./mar. 2002.

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo, algumas práticas em agroecologia desenvolvidas na EMS.

 

Alporquia

​​
 

Produção

​​
Em breve.

bottom of page