top of page

QUEM SOMOS

A Escola Milton Santos (EMS) é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável dos Movimentos Sociais Populares do Campo, criada em 10 de junho de 2002, em área cedida pela Prefeitura Municipal de Maringá.

Tem como objetivo geral se constituir como um Centro de Educação do Campo em vista de elevar o nível de formação política e cultural, e promover a educação e capacitação de jovens e adultos do campo. Busca participar na construção de um projeto de humanização das pessoas que possibilite formação de sujeitos sociais na construção de um projeto de desenvolvimento do campo e do país comprometido com a soberania nacional, com a Reforma Agrária e outras formas de desconcentração da renda e da propriedade, com a solidariedade, com a democracia popular e com o respeito ao meio ambiente.

A proposta pedagógica da EMS se orienta pelos seguintes elementos metodológicos:

- Regime de alternância;

- Trabalho como elemento pedagógico fundamental;

-  Formação integrada ao processo de produção;

- Organização dos tempos educativos;

- Organização de coletivos;

- Relação escola e comunidade como elemento estratégico;

- Qualificação aliada à escolarização e à formação política.

 

Oferece cursos e encontros de capacitação e qualificação de camponeses e camponesas e de pesquisa e difusão de práticas em Agroecologia, Energias Renováveis, Saúde e Educação do Campo.

O Curso Técnico em Agroecologia existe desde 2003 (nas modalidades modalidades pós-médio, integrado ao médio e educação de jovens e adultos, conforme demanda), inicialmente em parceria com a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) e atualmente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Formaram-se já quatro turmas, totalizando 80 técnicos. A turma V, na modalidade integrado ao ensino médio, tem seu início previsto para abril de 2014.

O Curso de Pedagogia para Educadores do Campo (graduação - licenciatura plena) teve início em abril de 2013, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), tendo duração de 4 anos, e conta com estudantes do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Curso de Escolarização de Jovens e Adultos -  EJA fase II (anos finais do ensino fundamental) iniciou em novembro de 20013, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e tem duração prevista de 2 anos.

Em 2013 a EMS também iniciou a oferta de Cursos  do PRONATEC-Campo, em mais uma parceria com o IFPR.

Para saber mais, veja CURSOS e ATIVIDADES.

 

Veja também:

 

 

bottom of page